Voluntariado

O Voluntariado “(…) é o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.” (art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro).

De acordo com o artigo 3º da lei n.º 71/98, de 3 de novembro, voluntário “é o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.

Fazer voluntariado é dar: atenção, tempo e dedicação, dar ser esperar nada em troca e, também, receber: sorrisos, agradecimentos, afetos… 

É um dar e receber o que não se consegue quantificar!

É um processo no qual se conquistam cumplicidades, competências e amizades!

É colecionar os agradecimentos e os sorrisos, como sinónimo de reconhecimento, que apenas o voluntariado permite alcançar!

O voluntariado prova que é possível ser-se solidário e contribuir para uma causa e com isso melhorar o nosso bem-estar e para a qualidade de vida do outro.

Como voluntário na NECI, pode, através de um conjunto de ações de interesse social e comunitário, sem nunca substituir um trabalhador, participar na dinâmica da instituição e no desenvolvimento das atividades globais da instituição ou nas atividades específicas nas diversas respostas sociais.

Para ser voluntário na NECI deverá reunir os seguintes requisitos:

  • Ter idade igual ou superior a 16 anos de idade;
  • Ter disponibilidade horária;
  • Ter interesse em colaborar nas áreas de intervenção da instituição;
  • Ser paciente, tolerante e gostar de ajudar o próximo;
  • Ter um espírito inovador, dinâmico e pro-ativo, vocacionado para a promoção da qualidade de vida dos utentes da instituição. 

Para mais informações ou para se inscrever como voluntário, poderá contactar-nos por telefone, ou preencher a ficha (criar link com PDF) e remeter para o e-mail recursos.humanos@neci.pt ou entregar nos serviços administrativos da instituição.